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Campanhas

As campanhas de sensibilização desenvolvidas pelo Centro Seguro têm como objetivo promover comportamentos conscientes, responsáveis e saudáveis na utilização da internet, através da reflexão e eliminação de praticas incorretas e limitadoras.

#LerAntesClicarDepois

IMG-Campanha LerAntesClicarDepois
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    #A última palavra

    A APAV promoveu uma campanha sobre Burlas Românticas online criando em paralelo uma nova plataforma.
    Esta campanha, desenvolvida criativamente pela agência McCann, foca-se nas vítimas de burlas românticas online, uma das mais recentes formas de cibercriminalidade, que ocorre quando alguém se faz passar por outra pessoa online, criando uma ligação emocional e afetiva, recorrendo a essa relação pessoal para enganar a outra pessoa e obter dinheiro, informações pessoais ou outros benefícios do/a parceiro/a romântico/a virtual. Após concluírem o seu objetivo com sucesso, estas pessoas apagam o seu perfil e retiram às vítimas a possibilidade de terem uma última palavra no término da relação.
    Dada a temática da cibersegurança no mês de outubro, lançamos agora, com o apoio pro bono das agências McCann e LOBA, a plataforma A Última Palavra, onde as vítimas deste tipo de burla podem deixar a sua última palavra como testemunho. A Última Palavra foi pensada também para potenciais vítimas, funcionando como uma ferramenta informativa e de prevenção deste tipo de criminalidade.

    #Violência Online é real

    se o vídeo não funcionar clica aqui

    A violência online é real" foi uma campanha desenvolvida criativamente por Filipe Meunier, em parceria com a APAV, com o objetivo de alertar para o aumento da criminalidade online, nomeadamente das situações de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens.
    A campanha, que foi lançada durante o Mês Europeu da Cibersegurança, tem o objetivo de alertar para o aumento dos números da criminalidade online, particularmente as situações de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens; tipos de criminalidade que aumentaram a sua expressão em tempos de pandemia, tendo em conta o aumento de tempo que as crianças e jovens passaram online. Embora não existam dados absolutos relativos a estes fenómenos, principalmente no que diz respeito ao cyberbullying, podemos afirmar com segurança que as situações se mantiveram ou tiveram tendência para aumentar.