4nseek
#StopChildAbuse
O abuso e a exploração sexual de crianças online é uma realidade. Pode ser difícil de aceitar, mas qualquer criança pode ser vítima deste crime nas suas múltiplas formas. Por isso, o envolvimento das famílias, escolas e a sociedade em geral é essencial para melhor compreender, prevenir, reduzir e lidar com este tipo de riscos.
Compreender o abuso e a exploração sexual de crianças online
Riscos nos Relacionamentos Online
O envolvimento das famílias na deteção e reação a um abuso
Sobre a campanha #StopChildAbuse
Projeto 4NSEEK
4NSEEK, Forensic Against Sexual Exploitation of Children, é um projeto co-financiado pela União Europeia (UE) através do programa de financiamento Fundo para a Segurança Interna - Polícia, com o objetivo de promover a cooperação policial internacional através da utilização de ferramentas e procedimentos forenses comuns, oferecendo formação avançada na matéria, melhorando a capacidade da ferramenta forense “4NSEEK” para o material de auso sexual de crianças e sensibilização para detetar e prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças online.
O grupo de trabalho de especialistas
No sentido de ampliar as perspetivas sobre estas situações de elevada complexidade, foi constituído um grupo de especialistas onde se incluem profissionais da parceria 4NSEEK e profissionais de outras entidades de referência nesta área. Os contributos deste grupo de especialistas foram essenciais para o desenvolvimento da campanha de sensibilização #StopChildAbuse. As entidades integrantes do grupo de trabalho são:
- Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE)
- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)
- Guardia Civil, Central EMUMI (Central de apoio e equipa de investigação para Mulheres e Crianças) – Unidade Técnica da Polícia Judiciária
- Cuerpo Nacional de Policía
- Polícia de Malta
- EUROPOL – Centro Europeu de Cibercrime (EC3)
- UNICEF Espanha
- Federação de Associações para a Prevenção dos Maus Tratos de Crianças em Espanha (FAPMI) ECPAT Espanha
- EU Kids Online, grupo de investigação que estuda crianças e novos recursos da Universidade do País Basco
Participação de jovens
O grupo de trabalho de especialistas 4NSEEK considerou útil contar com a perspetiva dos jovens na fase de conceção da campanha. Por isso, agradecemos a colaboração dos Painéis de Jovens de Espanha e Portugal na definição dos materiais da campanha dirigidos aos jovens da campanha #StopChildAbuse. As entidades que colaboraram para facilitar a participação dos jovens são:
Painel de Jovens Espanhol
- A Plataforma Espanhola dos Direitos da Criança (Plataforma de Infância) – Iniciativa Ciber-responsáveis
- Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE)
Painel de Jovens Português
- Ministério da Educação do Governo de Portugal
- Centro Internet Segura Portugal