Qualidade
Com base no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da melhoria da prestação de serviços, e numa perspetiva de continuidade, a APAV desenvolveu um Sistema de Gestão da Qualidade que se encontra devidamente certificado pela Norma NP EN ISO 9001. O âmbito da certificação encontra-se repartido pelas seguintes áreas:
Sede: Apoio técnico, logístico e supervisão dos serviços de proximidade da APAV. Promoção do reconhecimento da APAV e das áreas da vitimologia e do apoio à vítima.
Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste: Prestação de serviços de apoio a vítimas de crime, suas famílias e amigos/as.
Centro de Formação: Prestação de serviços de formação.
Tendo como principais alicerces a Formação, a Qualidade e a Comunicação, a APAV propõe-se a cumprir os seguintes objetivos:
- Satisfação do Cliente
- Desenvolvimento do Capital Humano das Pessoas APAV
- Melhoria Contínua
- Reconhecimento do papel da APAV
Nesta medida, a APAV apresenta uma política de comprometimento de qualidade com as seguintes premissas:
- Assegurar uma forte identificação pública da APAV e desenvolver a ligação, planeamento e execução do cumprimento dos padrões de desempenho a nível nacional, de forma a garantir a diminuição do impacto negativo da vitimação;
- Prestar um adequado apoio técnico, logístico e de supervisão aos Serviços de Proximidade da APAV, para que estes possam cumprir com os seus objetivos;
- Prestar serviços de qualidade aos seus clientes, sempre tendo em conta a sua satisfação, cumprindo com os requisitos definidos pela APAV e outros aplicáveis;
- Apostar estratégica e transversalmente na Formação, na Qualidade e na Comunicação;
- Promover o desenvolvimento profissional contínuo das Pessoas APAV, favorecendo a existência de um espírito de unidade e de equipa, e as melhores condições possíveis, ao nível da saúde, higiene e segurança;
- Melhorar continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade, envolvendo todas as partes interessadas relevantes.
No âmbito da Qualidade a APAV desenvolve, igualmente, de forma permanente:
Programa de Monitorização & Auditoria – Desenvolvido em paralelo com o Sistema de Gestão da Qualidade, tem como objetivo monitorizar a qualidade dos serviços de apoio prestados a vítimas de crime, pelos serviços de proximidade da APAV.
Programa de Supervisão – Para promover a qualificação, o desenvolvimento pessoal e a permanente atualização de colaboradores e colaboradoras remunerados/as e voluntários/as com adesão aos procedimentos e protocolos de atuação em vigor.