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A Nossa História

Linha do Tempo

1989

13 de julho
1.º encontro dos Associados Fundadores da APAV

11 de dezembro
2.º encontro dos Associados fundadores da APAV

1990

4 de abril
Início das reuniões da Comissão Instaladora

25 de junho
Escritura pública de constituição da APAV

Setembro
Início do atendimento de vítimas de crime

1992

20 de março
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima do Porto

1993

21 de janeiro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Braga

1994

28 de abril
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra

4 de julho
Eleição dos Órgãos Sociais para o período 1994-1997

23 de setembro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Cascais

1995

8 a 10 de junho
9.ª Conferência e Assembleia Geral do European Forum for Victim Services, realizadas em Lisboa

1996

outubro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Vila Real

novembro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Setúbal

1997

fevereiro
Lançamento do site www.apav.pt

4 de fevereiro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Loures (posteriormente Odivelas/Loures, encerrado em maio de 2004)

10 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 1998-2000

1998

22 de fevereiro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Faro

10 de março
Protocolo com os Ministérios da Administração Interna, da Justiça e do Trabalho e da Solidariedade – 1998-2002

novembro de 1998 – novembro de 1999
Projeto ALCIPE – Formação e informação no combate à violência exercida contra as mulheres

12 e 13 de dezembro de 1998 1.º Encontro Nacional de Gestores e Voluntários

1999

21 e 22 de maio de 1999
1.º Conselho Consultivo de Gestores dos Gabinetes de Apoio à Vítima

agosto de 1999
Lançamento do boletim informativo APAV Notícias

25 de novembro de 1999 Lançamento do número único da APAV (707 20 00 77)

2000

22 de fevereiro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Tavira

dezembro de 2000
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Portimão

18 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2001-2003

2001

28 de março
Tomada de posse dos Órgãos Sociais para o triénio 2001-2003

16 de outubro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Albufeira

2002

10 de dezembro
Entrega do Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República à APAV

10 de dezembro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Loulé

2003

2003
Criação do Centro de Formação da APAV

2003
Início do funcionamento da Casa de Abrigo SOPHIA

12 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2004 – 2006

2004

22 de fevereiro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada

2 de maio
1.ª Corrida de Solidariedade Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna / APAV

2005

1 de maio
Início de funcionamento da UAVIDRE – Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Discriminação Racial ou Étnica (atualmente Rede UAVMD – Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação)

setembro de 2005
Reabertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas

19 de dezembro
Protocolo com os Ministérios da Administração Interna, da Justiça e do Trabalho e da Solidariedade Social – 2005-2007

2006

2006
Transferência da Sede e do Gabinete de Apoio à Vítima de Lisboa para novas instalações, situadas na Rua José Estêvão

setembro de 2006
Início do funcionamento da Casa de Abrigo ALCIPE

14 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2007-2009

2007

1 de fevereiro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém

setembro
Início do funcionamento da APAV Açores - Comissão Regional dos Açores da APAV

2009

24 de julho
Protocolo com a Presidência do Conselho de Ministros, o Ministério da Administração Interna, o Ministério da Justiça, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e o Ministério da Saúde – 2009-2011

14 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2010-2012

2011

abril de 2011
Lançamento da newsletter eletrónica APAV_notícias

2012

2012
Mudança da Casa de Abrigo SOPHIA para novas instalações

12 de outubro
Tomada de posse da Presidente da Direção da APAV, Joana Marques Vidal, como Procuradora-Geral da República

14 de outubro
Renúncia de Joana Marques Vidal ao cargo de Presidente da Direção da APAV. João Lázaro, até então Vice-Presidente da Direção, assume a Presidência

27 de novembro
Protocolo com a Presidência do Conselho de Ministros, o Ministério da Administração
Interna, o Ministério da Justiça, o Ministério da Saúde e o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social – 2012-2015

14 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2013-2015

2013

janeiro de 2013

Início da atividade da RAFAVH - Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio

2014

2 de março
Início do funcionamento do Centro de Acolhimento e Proteção SUL para mulheres vítimas de tráfico de seres humanos e suas crianças

novembro de 2014
Atribuição do número 116 006 e início de funcionamento como Linha de Apoio à Vítima

2015

10 de junho
Atribuição da Ordem da Liberdade à APAV pelo Presidente da República

6 de maio
Protocolo de Cooperação com Presidência do Conselho de Ministros, Ministério da Administração Interna, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e Ministério da Solidariedade e da Segurança Social – 2015-2018

10 de novembro
Eleição de João Lázaro, Presidente da APAV, para a presidência do Victim Support Europe

9 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2016-2019

9 de dezembro
Primeira edição do Prémio APAV para a Investigação

2016

janeiro 2016
Início de funcionamento da rede especializada da APAV de apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual – Rede CARE

25 de julho
Edição do primeiro número da revista Miscellanea APAV

2017

10 de maio
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste com itinerância

23 de maio
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Paços de Ferreira

8 de setembro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Oeiras

Outubro de 2017
Início de funcionamento do Serviço Integrado de Apoio à Distância (Linha de Apoio à Vítima + Messenger + Vídeo-chamada)

2018

11 de dezembro
Reeleição de João Lázaro, Presidente da APAV, para a presidência do Victim Support Europe

28 de dezembro
Protocolo de Cooperação com Presidência do Conselho de Ministros, Ministério da Administração Interna, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e Ministério da Solidariedade e da Segurança Social – 2018-2020

2019

2 de janeiro
Início da coordenação da Linha Internet Segura e Linha Alerta

30 de janeiro
APAV passa a integrar a INHOPE – uma rede global de serviços de denúncia para o combate ao abuso sexual online de crianças e jovens

28 de maio
Abertura dos Gabinetes de Apoio à Vítima dos DIAP de Braga e de Faro

9 de setembro 2019
Primeira edição do Prémio APAV para o Jornalismo

2020

abril de 2020 / maio de 2021
Criação do CTAE – Centro Temporário de Acolhimento de Emergência para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores, no âmbito das medidas públicas de combate à COVID-19

30 de dezembro
Atribuição do Prémio APAV 2020 ao psicólogo Bruno Brito (1976-2020), a título póstumo

26 de maio
Eleição de Carmen Rasquete, Secretária Geral da APAV, como Tesoureira do Victim Support Europe

13 de dezembro
Eleição dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2020-2023

2021

10 de novembro
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Cadaval

25 de maio
Lançamento do site Infovítimas Inclusivo

2022

25 de outubro
Atribuição do Prémio APAV 2022 à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica

2023

15 de dezembro de 2023
Eleição dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2024 – 2027

2024

22 de fevereiro de 2024
Abertura do Gabinete de Apoio à Vítima de Mangualde

1 de março de 2024
Início de gestão pela APAV do Centro de Acolhimento e Proteção ALENTEJO para homens vítimas de Tráfico de Seres Humanos

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