Técnico/a Técnico/a de Apoio à Vítima Voluntário/a
Esta modalidade abrange todas as Pessoas Voluntárias que realizam o atendimento e prestam apoio a vítimas de crime, seus familiares e amigos/as num dos Serviços de Proximidade da APAV, presencialmente ou à distância.
O atendimento e apoio a vítimas pode ser feito de três formas:
- Apoio Geral relativo ao primeiro atendimento a vítimas de crime num dos Serviços de Proximidade, presencialmente ou via telefone;
- Apoio Especializado. A APAV, promove três tipos de apoio especializado de forma gratuita e confidencial:
- Apoio Jurídico;
- Apoio Psicológico;
- Apoio Social;
- Acompanhamento de Vítimas a Diligências, apoiando as vítimas em tarefas práticas como por exemplo, numa ida a tribunal.
Critérios de inclusão
- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Para a prestação de apoio a vítimas de crime é dada preferência a pessoas candidatas com formação ou em anos avançados de formação superior em Psicologia, Direito ou Serviço Social. Porém, são igualmente elegíveis as pessoas candidatas com formação noutras áreas, desde que após a análise do currículo e experiência se revelem adequados ao desempenho das atividades sugeridas;
- Para o acompanhamento de vítimas a diligências, as pessoas candidatas não necessitam, necessariamente, de uma formação académica numa das três áreas preferenciais para o atendimento de vítimas de crime. Contudo, é dada preferência aos perfis que mais se adequarem à atividade.