logo apav
Procurar
Close this search box.
ACESSO RÁPIDO

APAV e ILGA Portugal assinam protocolo de cooperação

    

A Associação Portuguesa  de Apoio à Vítima e a ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo assinam esta quinta-feira, dia 17 de maio, às 15h00, no Centro LGBT (Rua dos Fanqueiros 40, Lisboa), um protocolo que irá enquadrar a cooperação institucional entre as duas entidades no âmbito dos direitos, proteção e apoio às vítimas de crime e de violência.

Celebrado precisamente no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, este protocolo irá permitir a colaboração mútua em ações e projetos na área do apoio às vítimas, o apoio técnico comum e a promoção de serviços especializados para vítimas com necessidades especiais de proteção e apoio.

“Desde 1990 que a APAV se dedica a apoiar pessoas vítimas de crime e respetivas redes familiares, oferecendo apoio prático, psicológico, jurídico e social através de Técnicas/os de Apoio à Vítima especializadas/os, dos Gabinetes de Apoio à Vítima, da Linha de Apoio à Vítima e de novas plataformas de comunicação online. A colaboração com a ILGA Portugal  permitir-nos-á reforçar e melhorar o apoio que prestamos concretamente em relação a pessoas LGBTI”, explica João Lázaro, Presidente da Direção da APAV.

Por sua vez,  a ILGA Portugal presta apoio há vários anos a vítimas de violência, crimes de ódio e de discriminação em função da orientação sexual e identidade de género, nomeadamente através do Centro LGBT, da sua linha telefónica de apoio e informação (Linha LGBT) e do recém formado Serviço de Apoio a Vítimas LGBT (SAV LGBT).

“É com muito orgulho e agradecimento que a ILGA Portugal assina este protocolo no dia 17 de maio. Sabemos que iremos beneficiar da grande experiência e conhecimento de uma instituição como a APAV no apoio e atendimento a vítimas e esperamos retribuir com conhecimentos específicos na área da proteção das pessoas LGBTI”, conclui Nuno Pinto, Presidente da Direção da ILGA Portugal.

Com este protocolo formaliza-se uma parceria que que tem vindo a ser reforçada nos últimos anos entre ambas as organizações que esperam, para além da melhoria dos serviços prestados, contribuir ativamente para a promoção e melhoria da quadros normativos, nacionais e europeus, referentes aos direitos das vítimas de todos os crimes.

Partilhar este conteúdo:

The owner of this website has made a commitment to accessibility and inclusion, please report any problems that you encounter using the contact form on this website. This site uses the WP ADA Compliance Check plugin to enhance accessibility. Skip to content